13 a 15 de junho de 2023 | Rua Urubici, 453 - Jd. Caiçar - São Joaquim/SC

13 a 15 de junho de 2023
Rua Urubici, 453 - Jd. Caiçar
São Joaquim/SC

Palestrantes

Adriano
Costa

Adilson
José Pereira

Alexandre Carlos
Menezes-Netto​

Alessandra Aparecida
de Sá Nunes

Andrey
Hofer

Celito
Soldá

Cristiano
Steffens

Diego
Nesi

Fernando
José Hawerroth

Guilherme
Fontanella Sander

Ivan
Dagoberto Faoro

José
Luiz Petri

José Luis
Henríquez Sáez

Leonardo
Araujo

Leandro
Hahn

Louise Larissa
May De Mio

Luiz
Palladi

Marcus
Vinícius Kvitschal

Marcos
Westphal Gonçalves

Rogério
de Oliveira Anese

Rone
Batista de Oliveira

Vander
Valduga

Adriano Costa

Fruticultor / Pecuarista

Maçã:  30 anos

Uva Cabernet: 18 anos

Goiaba: 11 anos

Adilson José Pereira

Pesquisador aposentado da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina – Epagri. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná, pós-graduação com mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuou na Epagri/Estação Experimental de São Joaquim como pesquisador na área de fitotecnia (poda e condução da macieira e melhoramento genético) assumindo também o cargo de chefe da Unidade. Atualmente é fruticultor e desenvolve algumas pesquisas em fruticultura paralelamente de forma particular e em parceria com outros pesquisadores.

Alexandre Carlos Menezes-Netto

É engenheiro-agrônomo pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Mossoró/RN), em 2008. É mestre e doutor em Entomologia Agrícola pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (Jaboticabal, SP), em 2010 e 2014, respectivamente. É pesquisador da Epagri, na Estação Experimental de Videira. Atua no Manejo Integrado de Pragas de Frutíferas de Clima Temperado, com ênfase nas culturas do pessegueiro, ameixeira e videira.

Alessandra Aparecida de Sá Nunes

Produtora rural, Engenheira Agrônoma, Mestre e Doutora em Manejo do Solo pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Atualmente é professora pelo SENAR no programa Jovem Aprendiz e nos cursos técnicos de Agronegócio e Fruticultura.

Andrey Hofer

Eng Agrônomo – Formação CAV Udesc. 

Pós Graduação:

– Proteção de Plantas – UCS 

– Gestão do Agronegócio – FGV

– Gestão de Pessoas – FGV

14 anos de Atuação como Engenheiro agrônomo,  Foco em Fruticultura de Clima Temperado, Viveiro de produção de mudas e Pomares. 

Atualmente. Dono da Empresa Fruturo Consultoria e Assistência técnica.  Atuação em Empresas e produtores.

Celito Soldá

Natural de Marau/RS.

Formado em Agronomia em 1992, pela Universidade de Passo Fundo-RS.

Estágio no Centro de Nutrifisiologia Vegetal Aplicada – CNV Itália e Espanha,

de Novembro de 1992 a Maio de 1993.

Consultor Técnico para produtores de maçãs, através da Pomigran em

Vacaria – RS, de Junho 1993 até Julho 2000.

Responsável Técnico/Comercial no desenvolvimento e venda de Seguro

Agrícola privado na Empresa Porto Seguro e AgroBrasil Seguros em Porto

Alegre – RS, de Agosto 2000 até Dezembro de 2006.

Diretor de Operações na Empresa Hiragami’s Fruit em São Joaquim – SC,

desde Janeiro de 2006.

Cristiano Steffens

Engenheiro Agrônomo e Doutor em Agronomia/Produção Vegetal pela Universidade Federal de Santa Maria. Professor Titular da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), orientador nos Programas de Pós-Graduação em Produção Vegetal (CAV/UDESC-Lages) e de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (CEO/UDESC-Chapecó) e líder do Grupo de Pesquisa Biologia e Tecnologia Pós-Colheita da UDESC. Coordena projetos de pesquisa interinstitucionais de Pesquisa e Inovação, além de ser coordenador institucional de projetos FINEP. É Pesquisador com Produtividade em Pesquisa – CNPq nível 1C, com atuação na área de Fisiologia e Tecnologia Pós-colheita de Frutas de Clima Temperado. Publicou diversos artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais. Em 2022 foi indicado pela UDESC ao Prêmio CONFAP de CTI de Santa Catarina, categoria Pesquisador Destaque – Ciências da Vida, sendo selecionado entre os três finalistas da etapa estadual.

Diego Nesi

Presidente da AMAP Associação dos Produtores de Maçã e Pera de Santa Catarina

Fruticultor

Fernando José Hawerroth

Engenheiro-agrônomo, formado na Faculdade de Agronomia do Centro de Ciências Agroveterinárias, Universidade do Estado de Santa Catarina (CAV/UDESC). Possui Mestrado e Doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (PPGA/UFPEL), na área de concentração em Fruticultura de Clima Temperado. Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), lotado na Embrapa Uva e Vinho, Estação Experimental de Fruticultura de Clima Temperado, em Vacaria, RS.
Membro da ISHS – International Society for Horticultural Science, membro da Sociedade Brasileira de Fruticultura (vice-presidente da gestão atual).
Tem experiência na área de manejo fitotécnico de frutíferas de clima temperado, com ênfase na cultura da macieira, atuando nos temas manejo de indutores de brotação, uso de bioestimulantes e reguladores de crescimento, arquitetura de frutíferas e manejo de pomares sob tela antigranizo.

Guilherme Fontanella Sander

Engenheiro Agrônomo, atualmente é assistente técnico e consultor em pomares de maçã no Brasil pela empresa Vale do Sol. Possuí um currículo com ênfase em fruticultura de clima temperado, desenvolveu trabalhos com vitivinicultura durante a graduação e nos anos de pós graduação focou seu maior esforço na cultura da macieira, trabalhando em diferentes aspectos da cultural juntamente ao grupo de pesquisa Fruticultura da UDESC. É mestre e doutor em Produção Vegetal pela Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC. Desenvolveu parte do doutorado com pesquisas da pomicultura na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos.

Ivan Dagoberto Faoro

Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa

Doutorado em Recursos Genéticos Vegetais pela Universidade Federal de Santa Catarina

Foi mentor, professor e coordenador do curso de Agronomia da Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe, em Caçador, SC. 

Trabalha há 40 anos na Epagri/Estação Experimental de Caçador, onde atualmente coordena o programa de melhoramento genético de mutações de macieira e o programa de pesquisa em pereira.

Desenvolveu pesquisas com cebola, participando no lançamento das cultivares ‘Bola Precoce’, ‘Juporanga’ e ‘Rosada’.

Lançou o único cultivar brasileiro de pereira do tipo asiática, o cv. SCS421 Carolina.

Lançou os cultivares de macieira resistentes à mancha foliar de glomerella ‘SCS441 Gala Gui’ (2019), ‘SCS448 Galidia’ (2022) e ‘SCS449 Lorenzo’ (2022).

Possui centenas de publicações nacionais e internacionais. Foi o Coordenador do livro “Maçãs do grupo ‘Gala’ no Brasil”, lançado pela Epagri em 2022.

José Luiz Petri

José Luiz Petri, formado na UFSM em 1969, trabalhou na ACARES, SC, entre 1970 a 1973, quando foi fazer o curso de mestrado em fruticultura na UFPEL, RS, até 1975. Em 1974 foi contratado pela EMBRAPA onde atuou na Estação Experimental de Videira,SC, e permaneceu até 1983, quando transferiu-se para a Estação Experimental de Caçador, permanecendo até 2001, porém em 1986 voltou para a EMPASC, hoje EPAGRI. Várias viagens de estudos à Europa, Estados Unidos, Argentina, Nova Zelândia, América do Sul, Japão e Africa do Sul foram realizadas, Participou ativamente do desenvolvimento da cultura da macieira no Brasil, onde saímos de importador desta fruta para a auto suficiência e exportação. Responsável por desenvolver tecnologia da produção de frutas temperadas em regiões sub-tropicais.
Personalidade da Fruticultura, Sociedade Brasileira de Fruticultura . Foi Vice-Presidente da SBF na gestão 1998-2000 e Presidente em duas gestões 2006 -2008 e 2008-2010, nesse período a SBF realizou dois Congressos, em 2008 em Vitoria. Como sócio da SBF participou do primeiro CBF realizado em Campinas em 1971, participou como um dos mentores do Encontro Nacional sobre Fruticultura Temperada, que é realizado em Fraiburgo, SC, o qual já esta na sua XX edição. Membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Fruticultura. Membro e Coordenador do Comitê Técnico da Produção Integrada de Maçã, Membro da câmara setorial de Fruticultura do MARA. Coordenador do Programa de Pesquisa da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã – 05/90 – 05/2002. Recebeu diversas homenagens com destaque ao titulo de cidadão honorário de Fraiburgo, Placa de reconhecimento e gratidão da ABPM, destaque caçadorense pela câmara municipal de Caçador entre outros.

José Luis Henríquez Sáez

Ingeniero Agrónomo por la Universidad de Chile, Master of Science por la Washington State University y PhD en Fitopatología por la Oregon State University. 

Profesor Asociado de la Facultad de Ciencias Agronómicas de la Universidad de Chile (Santiago, Chile). En los últimos 5 años ha dirigido proyectos de concurso público de investigación, desarrollo y transferencia en las temáticas de manejo integrado de enfermedades en huertos frutales. Ha desarrollado proyectos Universidad – Empresa Privada relacionados mayoritariamente con el desarrollo de fungicidas a nivel de laboratorio y terreno, para el manejo de las enfermedades de los cultivos. Dirige el laboratorio de Fitopatología Postcosecha donde se ofrecen servicios de diagnóstico de enfermedades de pre y postcosecha. Su actividad se ha centrado en el estudio epidemiológico de las enfermedades que permita desarrollar e implementar las medidas de control más adecuadas. Ha formado 3 doctores, 8 Magíster y 21 Ingenieros Agrónomos.

Leonardo Araujo

Possui graduação em Agronomia (2007) e mestrado em Recursos Genéticos Vegetais (2010) pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado (2014) e Pós-Doutorado (2015) em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa. Tem atuando nos seguintes temas: melhoramento genético; utilização de produtos biológicos, bioestimulantes e indutores de resistência na agricultura; estudo da resistência constitutiva e induzida, bem como a investigação dos mecanismos de defesa das plantas a nível microscópico e bioquímico contra fitopatógenos; uso de práticas culturais, estudos epidemiológicos e controle químico para o manejo integrado de doenças de fruteiras de clima temperado. Atualmente, é pesquisador na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), na estação experimental de São Joaquim, onde desenvolve pesquisas com doenças de fruteiras de clima temperado (macieira, videira, goiabeira-serrana, pereira, lúpulo entre outras). Desde 2019 é Bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora do CNPq – Nível 2.

Leandro Hahn

Engenheiro Agrônomo, Doutor em Ciência do Solo. Pesquisador em Fertilidade do Solo e Nutrição de plantas na Epagri, Estação Experimental de Caçador, desenvolvendo pesquisas com as seguintes culturas: maçã, tomate, cebola e alho. Professor do curso de Agronomia da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe.

Louise Larissa May De Mio

Professora titular da Universidade Federal do Paraná

Curso de Agronomia e programa de pós-graduação em Produção Vegetal

 

Formação: Engenheira Agrônoma pela UFPR, Mestrado e Doutorado em Agronomia – Fitopatologia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP

Pós-doutorado na Universidade da Califórnia-Davis, EUA

 

Atuação no ensino: na graduação ministrando disciplinas de Fitopatologia e orientação de TCC’s e iniciação científica; na pós-graduação ministra as disciplinas de Epidemiologia para Manejo se Doenças de Plantas e Controle de Doenças de Plantas.

 

 Atuação na pesquisa: A pesquisa de seu grupo está voltada para estudos das doenças de plantas e desenvolvimento de estratégias de manejo integrado com ênfase em frutíferas de clima temperado cultivadas em clima subtropical, tais como macieira, pessegueiro, ameixeira, videira, caquizeiro dentre outras. Além desta, seu grupo desenvolve pesquisa com monitoramento da sensibilidade de fungos a fungicidas e mecanismos de ação envolvidos em patógenos de frutíferas e da cultura da soja e prospecção de alternativas para inclusão no manejo por métodos com menor impacto ambiental, como por exemplo o controle biológico

 

Coordena os laboratórios LEMID – Lab. de Epidemiologia para Manejo Integrado de Doenças e LAEM – Laboratório de Epidemiologia Molecular.

Luiz Antonio Palladini

 Engenheiro Agrônomo

Doutor em Proteção de Plantas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP – Campus de Botucatu – S.P. Pesquisador da Epagri, na área de Fitossanidade, com ênfase na área de tecnologia de aplicação de agroquímicos, principalmente em fruticultura.

Atualmente é coordenador Estadual da Pesquisa do Programa de  Fruticultura da Epagri na Sede em Florianópolis-SC. 

Marcus Vinícius Kvitschal

Titulação acadêmica, ano de conclusão e local do curso: 

 

Curso: Técnico em Agropecuária

Conclusão: Fevereiro/1996

Local: Colégio Agrícola Estadual Lysimaco Ferreira da Costa, Rio Negro – PR

 

Curso: Graduação em Agronomia

Conclusão: Fevereiro/2001

Local: Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá – PR

 

Curso: Mestrado em Agronomia, com Área de concentração em Melhoramento Vegetal

Conclusão: Setembro/2003

Local: Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PGA) / UEM – Maringá

 

Curso: Doutorado em Genética e Melhoramento

Conclusão: Março/2008

Local: Programa de Pós-Graduação em Genética em Melhoramento (PGM) / UEM – Maringá



Histórico de atuação profissional: 

Já atuou como docente no Grupo Integrado de Ensino Superior de Campo Mourão – PR, nas disciplinas de Citologia/Genética e de Melhoramento Genético de Plantas. Também atuou como pesquisador melhorista na empresa Agroeste Sementes S.A., tendo sido responsável pelo Programa de Melhoramento Genético de Milho com adaptação à região Centro-oeste do Brasil, lotado em Campo Verde – MT. Atua como docente nas disciplinas de Genética e de Melhoramento Vegetal na Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Desde 2009, atua como melhorista na Epagri / Estação Experimental de Caçador, desempenhando função de pesquisador responsável pela gestão do Programa de Melhoramento Genético de Macieira da Epagri. Exerce a função em colaboração com equipes de pesquisadores de Caçador e de São Joaquim, tendo como objetivos principais o desenvolvimento de novas cultivares de macieira com alta qualidade de frutos, com adaptação climática às diversas regiões de cultivo de macieiras no Sul do Brasil e com resistência genética à sarna e à mancha foliar de glomerella.

 

Área de atuação Profissional: 

Melhoramento Genético de Macieira (hibridações e seleção de novos híbridos)

Conservação e Intercâmbio de Germoplasma de Macieira 

Avaliação de novas cultivares introduzidas no Brasil

Registro e Proteção de novas cultivares vegetais

Marcos Westphal Gonçalves

Filho de agricultor/agrônomo, vivo na fruticultura desde sempre. Sou Engenheiro Agrônomo formado pela UFSC, com aperfeiçoamento em Berkeley nos EUA, tenho MBA em Administração Estratégica e Financeira e em Gestão Comercial pela UNOESC e FGV, e Mestrado em Produção Vegetal pela UDESC.

Trabalho a mais de 12 anos na Fischer, atualmente estou dedicado à área de compras de frutas na empresa. No agronegócio já atuei na área comercial, na área de gestão da qualidade e, na área técnica e de gestão da produção nos pomares. Também sou professor em cursos técnicos de graduação em áreas técnicas e de gestão. Filho do Dionísio e da Neusa, casado com Vanir, e pai do João Guilherme e do Joaquim Nuno. Ciclista, jogar de padel e entusiasta da fruticultura e do agronegócio.

Michael Mazurana

Professor de Mecanização Agrícola, Física do Solo e Relação Solo-Máquina no Departamento de Solos e no Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da Faculdade de Agronomia/UFRGS. Mestre e doutor em Ciência do Solo pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo/UFRGS.

Desenvolve estudos aplicados em nível de campo nos temas compactação do solo e tráfego controlado de máquinas, tecnologia de aplicação e posicionamento de produtos fitossanitários, sistema de semeadura direta e integração lavoura-pecuária, planejamento e uso de sistemas agropecuários. Desenvolve pesquisas na área de Relação Solo-Máquina-Planta com ênfase em qualidade física da estrutura do solo como controladora de processos dinâmicos e armazenamento de água para as plantas e eficiência energética de conjuntos mecanizados.

É produtor rural e consultor técnico com foco em planejamento estratégico de sistemas mecanizados e planejamento agropecuário de sistemas produtivos em grãos e fruticultura.

Rogério de Oliveira Anese

Professor do Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Urupema desde 2015. Possui graduação em agronomia, mestrado e doutorado em Produção Vegetal pela UFSM. Atuou na Emater/RS e Curso Técnico em Fruticultura do Colégio Politécnico da UFSM. Atua no ensino, pesquisa e extensão na área de fruticultura, com temas relacionados a pós-colheita, fitorreguladores e viticultura. Orientador de pós-graduação no PPG Viticultura e Enologia do IFSC/IFRS e no PPG em Produção Vegetal do CAV / UDESC. 

Rone Batista de Oliveira

Engenheiro Agrônomo, Doutorado em Tecnologia de Aplicação pela Universidade Estadual de São Paulo-UNESP/Botucatu/SP. Doutorado Sanduiche na Ohio State University e Departamento de Agricultura do Estados Unidos. Professor do Departamento de Engenharia da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Bandeirantes. Realiza pesquisa e Extensão em Tecnologia de Aplicação e Agricultura de Precisão. Coordenador do Projeto DESATA – Decisão Sustentável e Avançada em Tecnologia de Aplicação e coordenador do Núcleo de Investigação em Tecnologia de Aplicação e Máquinas Agrícolas – NITEC.

Vander Valduga

Bacharel e Mestre em Turismo, Doutor em Geografia. Pós-Doutorado em Hospitalidade. Docente do Departamento de Turismo da UFPR, Coordenador do Mestrado em Turismo e docente do Mestrado e Doutorado em Geografia da UFPR.